top of page

A Antiga Videolocadora do Totinho

BELO CASARÃO. Antes de se tornar um ponto comercial, ele foi a moradia da família de Vicente Palma

A foto que ilustra esta crônica mostra a antiga fachada do atual prédio da Autoescola e Despachante Monteiro na década de 1980. Naquela época o saudoso e muito querido amigo Antônio Monteiro Júnior (Totinho) mantinha anexa ao prédio a empresa Porto Feliz Vídeo e promovia a locação das fitas dos maiores lançamentos cinematográficos.


Videolocadora — nome feminino —, era a denominação que se dava ao estabelecimento comercial que alugava filmes e outros conteúdos tais como vídeos, programas de televisão pré-gravados e jogos eletrônicos. As videolocadoras, também conhecidas como videoclubes, costumavam celebrar acordos com os clientes por meio de contratos de locação que podiam ser implícitos ou escritos.


A primeira videolocadora brasileira foi a Disk Filmes, que surgiu na cidade de São Paulo no ano de 1977. Atualmente as videolocadoras, que tanto sucesso fizeram, são consideradas um negócio em extinção devido ao avanço tecnológico e à popularização dos serviços de streaming.


Revestida dos encantos da sua época, a Porto Feliz Vídeo contava com a comunicabilidade, inteligência e criatividade do saudoso Totinho, que premiava os clientes que alugassem dois ou mais filmes com uma garrafa de refrigerante Brahma. Importante ressaltar que o prédio da foto, antes de ser transformado em autoescola e videolocadora, foi casa de residência da família do Sr. Vicente Palma, que era revendedor dos produtos Brahma em Porto Feliz e região, e mantinha um depósito de  bebidas na Rua Bandeirantes,  bebidas na Rua Bandeirantes, ao lado de um barracão que foi sede da antiga Rádio Emissora Portofelicense.


Destaque-se que, por algum tempo, a Porto Feliz Video foi dirigida pela Sra. Neide Rinck Monteiro, depois do seu casa mento com Antônio Monteiro Júnior (Totinho), até que viesse o nascimento da primeira filha do casal. O majestoso prédio da foto também abrigava o Escritório Despachante Monteiro, dirigido pelo saudoso Antônio Monteiro (Tote), que além de professor nos antigos cursos de admissão ao ginásio, também foi atleta profissional da Associação Atlética Portofelicense nos campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Futebol.


O belo prédio da foto com sua nova e moderna fachada, continua abrigando a Autoescola e o Escritório Despachante Monteiro, sob a competente direção das irmãs Kadine Rinck Monteiro e Juliana Rinck Monteiro, filhas de Totinho e Neide. Afinal de contas, a qualidade deixa marcas no tempo. Dos antigos momentos nos resta a saudade que mora na alma e que não se curva à ação implacável do tempo, que não para no porto, não apita na curva e não espera ninguém!


Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page