Célio Peixoto e Lucas Rodrigues estão de saída; Gerão foi à capital para homenagem
No sábado (1) o pré-candidato Célio Peixoto (Republicanos) provavelmente participou de sua última cerimônia como secretário-chefe de Gabinete do Governo de Dr. Cássio Prado (PL). O secretário de Obras Públicas, Lucas Rodrigues, também.
Como secretários municipais, eles terão de afastar-se de suas funções para concorrer às eleições em 6 de outubro. A Lei Complementar nº 64/1990 prevê seu desligamento quatro meses antes do pleito.
Estrada Parque
Célio divulgou em suas redes sociais a entrega oficial da Estrada Parque, via de um quilômetro que dá acesso ao Parque das Monções. O trecho foi todo revitalizado com obras de drenagem, muro de arrimo, piso intertravado, guias, sarjetas, iluminação em led, sonorização ambiente e uma academia ao ar livre.
A Estrada Parque ganhou ainda um letreio com os dizeres “Eu Amo Porto Feliz”, para que as pessoas possam fazer seu registro fotográfico ao utilizar a via.
Bairro Tanquinho
Célio Peixoto participou na semana passada de reunião com os moradores da região dos bairros Tanquinho, Registro e Belos. Segundo nota divulgada na rede social do pré-candidato, a participação da comunidade foi funda mental e ele e sua equipe recolheram sugestões, críticas e ideias.
Nas indústrias
O pré-candidato a prefeito Gerão Pacheco (União Brasil) visitou quatro empresas da cidade para escutar, discutir e planejar futuras melhorias nos acessos às empresas. Na Torata, CBR Embalagens, Winner Horse e Aluer, Gerão junto com seus pré-candidatos a vereador ouviu solicitações e pedidos de empresários e funcionários das empresas.
Encontro de Pachecos
Gerão e o pré-candidato a vice-prefeito Marcelo Pacheco (PSD) participaram de evento em homenagem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O evento foi promovido pela Associação Paulista de Municípios e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e de mais de 500 prefeitos.
Escola Cívico-Militar
Governador Tarcísio, aliás, está radiante essa semana. Na segunda-feira (27) sancionou a lei que estabelece as escolas cívico-militares no Estado de São Paulo. A expectativa do governo é de que sejam abertas de 50 a 100 unidades no novo modelo em 2025. O impacto orça mentário já está incluso no custo de pessoal da Secretaria de Educação, com a reserva anual de R$ 7,2 milhões para o pagamento dos monitores militares.
Todos querem
Com o projeto, as escolas que aderirem ao modelo terão ao menos um policial militar da reserva como monitor para desenvolver atividades extracurriculares. Tarcísio mencionou ainda que prefeitos já entraram em contato com o Palácio dos Bandeirantes afirmando que querem uma escola cívico-militar em seus municípios.
Saidinha
Outro motivo de comemoração do governador de São Paulo é a derruba da do veto ao projeto que proibiu as saídas temporárias de presos para visitar familiares, conhecidas como saidinhas. Na terça-feira (28) o Congresso Nacional derrubou em Brasília o veto parcial do presidente Lula. No Congresso, a derrubada do veto contou com 314 votos a favor e 125 contra, contando ainda com duas abstenções. Já no Senado, a votação foi de 52 a favor e 11 contra.
Derrite
Quem também come morou em suas redes sociais a derrubada do veto presidencial foi o cidadão porto-felicense Capitão Guilherme Derrite. “Estou emocionado, depois de trabalhar seis anos nesse projeto. Parabenizar a todos os deputados e senadores”, disse.
Em março, Derrite se afastou a pedido do governador Tarcísio da secretaria de Estado da Segurança, para ser relator do projeto e foi com a missão de que o texto original não sofresse alterações quando votado no Senado e em nova apreciação na Câmara dos Deputados. Conseguiu. No entanto, após passar por análise do presidente Lula, sofreu veto, agora derrubado.
“A presidência da República vetou o coração do projeto, mas hoje (28/5), com a derrubada desse veto, a sociedade sai vitoriosa. Obrigado a todos pelo apoio”, finalizou.
Em Porto Feliz
Derrite esteve na inauguração do Pronto-Socorro “Maria de Lourdes Assunção Oliveira”, acontecida da segunda-feira (27). Derrite é casado com Iara, neta da homenageada que agora dá nome ao PS.
Em seu discurso elogiou o prefeito Dr. Cássio Prado, salientando que ele é o melhor prefeito do Brasil. “É um cara que fala pouco, mas faz muito”, comentou. O deputado agradeceu ainda sua expressiva votação em 2022, em Porto Feliz, quando recebeu quase 12 mil votos.
Presença
Os vereadores da base estiveram todos presentes à cerimônia de inauguração do PS: o presidente do Legislativo, Paulo Benedetti (Republicanos), e os vereadores Marcelo Tuani (PP), Cássio Carlota (MDB), João Fávero (PP), Teko Gutierre (MDB), Ciro Valdez (Republica nos) e Saulo do Barganhas (PL).
Pelos lados do grupo de oposição ao governo, somente o vereador Luís Diniz foi conferir a entrega do PS. O autor do projeto que deu nome ao pronto-socorro, Dr. Marcelo, não compareceu.
Propostas
Os outros três pré-candidatos a prefeito têm utilizado de suas redes sociais para destacar suas propostas. Erval Steiner (Agir), Dra. Nídia Motta (PV) e Wilians Melaré (PRTB) têm publicado vídeos sobre temas que acham pertinentes em sua construção de pré-campanha.
Sessão de Câmara
Os vereadores devem apreciar três projetos de lei na Sessão de Câmara da segunda-feira (3 de junho). São dois projetos de lei de repasse de subvenção para as entidades. A Cidade dos Velhinhos trata-se da formalização do repasse estadual, no valor de 27 mil reais. Já a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deve receber re cursos de 27 mil reais.
SAAE
Na pauta, consta ainda o PL 16/24 de abertura de crédito suplementar para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), na importância de R$ 4.260.000,00. Em sua justificativa, o projeto prevê que os recursos vêm de fonte de superávit financeiro e serão utilizados em obras do abastecimento público de água, através da prospecção e operacionalização de poços tubulares profundos.
Comentarios