top of page

Dr. José Sacramento e Silva e Dr. Geraldo Rolim Fleury

  • tribunaporto
  • 23 de fev.
  • 2 min de leitura

A foto que ilustra esta crônica mostra dois eminentes cidadãos que, mesmo não tendo nascido nesta cidade, muito fizeram pelo povo e pelo Município de Porto Feliz. De frente vemos o Dr. Geraldo Rolim Fleury, um dos grandes empresários que passaram pela nossa terra como Diretor, por muitos anos, da antiga Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens, criada no de 1924 e incorporada pelo Sr. Joaquim Olavo de Carvalho.


A Tecelagem, Tinturaria, Oficina e Almoxarifado da Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens eram instalados no local onde atualmente se encontra o Shopping Porto Miller Boulevard. As dependências relativas à Fiação funcionavam no local onde hoje se encontra o Supermercado Delta e o Escritório Administrativo, bem como o Depósito de Tecidos e outros materiais, se localizavam no imóvel onde hoje está a Prefeitura Municipal de Porto Feliz.


O Dr. Geraldo Rolim Fleury nasceu na cidade de São Paulo e participou ativamente da fundação do Rotary Clube de Porto Feliz, no dia 9 de junho de 1946, do qual foi Presidente. O ilustre empresário também foi um dos fundadores do Rotary Clube de Itu no ano de 1947. Importante ressaltar que o Rotary Clube de Porto Feliz teve papel preponderante na instalação do Ginásio Estadual de Porto Feliz, atualmente denominado como Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Monsenhor Seckler.


Nessa mesma foto, assinando um livro de presenças, vemos a figura do insigne médico Dr. José Sacramento e Silva que, por mais de cinquenta anos, dedicou-se à Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz. O Dr. José Sacramento e Silva era de nacionalidade portuguesa, pois nasceu na cidade do Porto no dia 15 de outubro de 1890. Ainda criança veio com a família para o Brasil, precisamente para a cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.


Certo dia, já formado em medicina, acompanhou um paciente até o Rio de Janeiro para a realização de exames clínicos especializados oportunidade em que, lendo um jornal, tomou conhecimento de que o Município de Porto Feliz estava necessitando de médicos. Resolveu, então, mudar-se para esta cidade onde se casou com a porto-felicense Iracema Portella Sacramento e aqui permaneceu até sua morte ocorrida no dia 29 de janeiro de 1968, aos 78 anos de idade.


O ilustre médico fez da sua profissão um verdadeiro sacerdócio, razão pela qual tem o seu nome perpetuado na principal praça pública de Porto Feliz.


Foi um dia na história passada / Desta gente que alegre se diz / Bandeirantes que daqui partiram / Encheram de glórias o Porto Feliz.


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

Comentarios


bottom of page