top of page

O Conselheiro Manoel Dias de Toledo

A foto que ilustra esta postagem mostra o ilustre cidadão porto-felicense Conselheiro Manoel Dias de Toledo, Professor de Direito Criminal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo por cerca de 36 anos. O Conselheiro Manoel Dias de Toledo, renomado jurista e político brasileiro, nasceu em Porto Feliz no dia 23 de abril de 1802 e faleceu na cidade de São Paulo em 6 de março de 1874.


Doutor em Direito e Conselheiro Honorário do Estado de São Paulo, foi Deputado Provincial e Deputado Geral, bem como Presidente da Província de Minas Gerais no período de 19 de dezembro de 1835 a 2 de outubro de 1836. Foi também Oficial da Ordem da Rosa e Diretor da Penitenciária de São Paulo.


O Conselheiro Manoel Dias de Toledo foi casado com Isabel Martins Bonilha, filha do Alferes Francisco Martins Bonilha e de sua mulher Escolástica Jacinta Branca. Juntamente com o seu sogro, Francisco Martins Bonilha, o Conselheiro Manoel Dias de Toledo foi proprietário de uma empresa fabricante de chá, tornando-se um dos maiores produtores da Província de São Paulo, a ponto de chamar a atenção do Imperador do Brasil Dom Pedro II, que visitou a fábrica no ano de 1846, fato que se constituiu em uma mostra de prestígio junto aos homens da elite do Império Brasileiro.


Embora nascido em Porto Feliz, o Conselheiro Manoel Dias de Toledo esteve radicado parcialmente na região onde hoje se situa a cidade de São Bernardo do Campo, desde o dia 5 de março de 1831, data do seu casamento com Isabel Martins Bonilha, filha do seu primo e correligionário do Partido Liberal Alferes Francisco Martins Bonilha, que também era natural de Porto Feliz. O casamento entre Manoel Dias de Toledo e Isabel Martins Bonilha foi realizado pelo padre Hygino Francisco Teixeira.


A fábrica de chá de propriedade do Conselheiro Manoel Dias de Toledo e do seu sogro Francisco Martins Bonilha, na região onde hoje está situada a cidade de São Bernardo do Campo era a maior da Província de São Paulo. Trabalhava com dezesseis fornos e tinha uma produção de três arrobas de chá por dia.


O nome do Conselheiro Manoel Dias de Toledo está perpetuado em uma via pública no Bairro do Bambu, como homenagem das autoridades e do povo de Porto Feliz.


Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page