O ano passado foi um marco na trajetória da escola
Em uma cidade onde a arte e a cultura unem pessoas, a Estação & Cultura Centro de Artes-ECCA encerrou 2024 com uma série de realizações que marcaram o cenário cultural. O espetáculo Um Sonho Para Realizar, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, adaptação do filme Enroladas Para a Dança, continua na memória de todos como um evento inesquecível. Foi uma das conquistas que transformaram o ano em um verdadeiro marco para a escola, que completará nove anos em fevereiro.
Memorável
Com duas sessões lotadas, totalizando uma plateia de 800 pessoas, o espetáculo anual da Estação & Cultura foi um show de talento e dedicação. Os 130 alunos no palco deram vida a coreografias emocionantes de Ballet, Jazz, Dança Contemporânea, Sapateado, Tecido Acrobático e Hip Hop, encantando o público com técnica apurada e expressividade. Foi uma verdadeira celebração do trabalho em equipe e da arte que transforma o corpo e a mente, a dança.
Grandes eventos
O ano foi repleto de prêmios e participações em eventos renomados. No início do ano, o Grupo Juvenil ECCA assumiu o compromisso de, além de fazer aulas de jazz, ballet e contemporâneo, dedicar- -se a ensaios extras e montagens para representar a escola em festivais e, assim, levar o nome de Porto Feliz a diversas cidades.
Em fevereiro, foram selecionados para o Prêmio Desterro em Florianópolis. Destaque para o 1º lugar no Sorocaba TAP (duo e solo de sapateado), premiações no Grand Prix Passo de Arte, um dos maiores Festivais de Dança do país, realizado em Indaiatuba. O grupo também brilhou no Dançart, em Salto, com mais de 10 troféus e no Festival de Dança de São Paulo, com um 2º lugar no Tecido Acrobático.
‘Fiesta’
Em diversos festivais, o Grupo Juvenil conquistou o reconhecimento merecido, com coreografias que emocionaram e conectaram plateias. A coreografia Fiesta de Los Muertos, de Alex Siqueira, inspirada na tradição mexicana de celebrar a memória dos mortos, marcou 2024 desses adolescentes e de quem assistiu ao trabalho.
“Por onde passamos, com a maquiagem característica e coreografia divertida que contagiava plateias, marcamos. Ficamos conhecidos carinhosamente como ‘as caveirinhas’. Essa obra é especial, pois tem como linguagem a base técnica do jazz dance, e é irreverente, alegre, divertida, refletindo demais o espírito da nossa escola e desse grupo de bailarinos. Elevamos no grupo o senso de expressividade e a importância de interpretar para se conectar ao público. Eles cresceram enquanto artistas”, comenta a diretora Alessandra Avancini Moreau.
Coroando todas essas conquistas, o grupo foi selecionado para a Mostra do Congresso Internacional de Jazz Dance, em setembro, um evento icônico que reuniu grandes nomes e trabalhos de Jazz no Brasil.
Conexão
"Viramos arroz de festa”, brinca a coordenadora de comunicação e também professora, Natália Tiso. “Além dos eventos que exigem excelência técnica, como festivais competitivos, nos dedicamos a estreitar a conexão com o cenário cultural local e reforçar nosso propósito de levar arte a todos os espaços, com qualidade e emoção. Assim, mostramos que a Dança pode ser um rico entretenimento, diversão e cultura reunidos.”
Ao aceitar diversos convites, o Grupo de Dança se apresentou em eventos beneficentes, festas de colégios públicos e particulares de Porto Feliz, no shopping, além de realizar oficinas de dança gratuitas. “Essa agenda agitada, por outro lado, estimula nos bailarinos, além de tempo e ensaios, a postura de comprometimento, engajamento social e cultura colaborativa - valores éticos essenciais para a vida adulta e formação cidadã”, explica a diretora Alessandra Avancini Moreau.
Ballet Clássico
Progresso no Ballet Clássico: a escola obteve 100% de aprovação das alunas que prestaram os exames da Royal Academy of Dance-RAD, preparadas pela professora registrada, Érika Pena. Destaque também para a bailarina Sofia Kadena, selecionada para o prestigiado evento BURSARY da RAD, evento com workshops e coaches de dança clássica, voltado a alunos que se sobressaem nos exames da Royal Academy of Dance.
Neste ano, a Estação & Cultura deu um passo importante ao expandir suas aulas para uma nova unidade, em parceria com a Academia Spartacus, localizada na Rua Humberto Martelli, 180. Com turmas de ballet e jazz infantil já formadas, a expectativa é consolidar ainda mais essa parceria em 2025, ampliando o alcance da qualidade ECCA.
Além disso, a escola viu um expressivo crescimento no público adulto, triplicando o número de alunos nessa faixa etária de 2022 a 2024. Essa conquista reflete a missão de mostrar que a dança é para todos e pode transformar vidas, trazendo alegria, confiança e bem-estar quando adaptada às necessidades de cada público.
Outra novidade marcante de 2024 foi a inclusão do Progressing Ballet Technique (PBT) na grade curricular. Essa metodologia internacional, focada no condicionamento físico e na consciência corporal dos bailarinos, chegou para agregar ainda mais valor ao aprendizado técnico, consolidando o compromisso da escola com a excelência no ensino da dança.
Planos
De acordo com a direção, para 2025, a Estação & Cultura Centro de Artes renovará a equipe, trazendo novos talentos para enriquecer ainda mais a grade de modalidades, que terá novidades, mantendo a proposta da diversidade de modalidades, idades e corpos, sempre com foco em proporcionar qualidade técnica e alegria.
A Estação & Cultura segue comprometida em proporcionar experiências enriquecedoras para crianças e adultos que abraçam a dança como um caminho de transformação para a felicidade e a saúde física e emocional.
Até final de Janeiro, a escola disponibiliza vagas para novos matrículas e receberá interessados em suas mais de dez modalidades. Além de Danças (Ballet, Jazz, Sapateado, Danças Contemporânea, Urbanas e de Salão) a ECCA oferece Artes acrobáticas (Pole Dance e Tecido Acrobático); Artes marciais (Judô, Muay Thai) e condicionamento físico - Ballet Training e PBT Progressing Ballet Technique.
Comments